sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Comprometimento no Trabalho


Você está realmente comprometido com aquilo que faz? Ou simplesmente está envolvido?
Se comprometer com aquilo que faz é se doar de corpo e alma com responsabilidade. É mergulhar de cabeça e dar o seu melhor, seja no trabalho ou qualquer coisa que faça. Se envolver, não significa apenas fazer por fazer. Pense em sua vida e veja que tudo aquilo em que você está comprometido 100% está dando certo. E aquilo em que você está apenas envolvido não está indo muito bem.
O interessante é que queremos os melhores resultados, mas não nos esforçamos o necessário. Veja ao seu redor, quem é comprometido e quem está envolvido. Seja no trabalho, na vida pessoal, o comprometimento faz a grande diferença.
Reflita: Será que estou fazendo tudo o que posso pelo meu trabalho, pela minha
empresa, pela minha família e pelos meus objetivos?
De 0 a 10 dê-se uma nota. Se não for exatamente 10, você não está comprometido, e não
poderá reclamar dos resultados que vêm alcançando.

ENTÃO SE COMPROMETA, MERGULHE DE CABEÇA.

Comprometer-se é mais que estar envolvido, interessado, obrigado, responsabilizado. É
colocar paixão no que faz dar sempre algo a mais, e se destacar apresentando diferentes
soluções, iniciativa e criatividade.
Nas empresas é comum encontrar pessoas que pensam não estou nem aí para o trabalho, não estou
nem aí para a qualidade do serviço, não estou nem aí com o uniforme, não estou nem aí com a
organização, não estou nem aí com a satisfação do cliente. Isso revela a falta de
comprometimento e a falta de responsabilidade naquilo que fazem.
Não devemos pensar que estamos apenas envolvidos porque há muito tempo esperamos
um espaço de trabalho melhor, um salário melhor, por esse motivo não sou comprometido
no trabalho. Claro que as empresas precisam proporcionar um ambiente agradável para o
trabalho, gerando condições para que as pessoas sintam-se bem no que fazem. Os
líderes também devem ser participativos, dar apoio sempre que necessário, treinar e ser
suporte para as equipes. Nenhuma melhora ocorre nas empresas se não houver uma
mudança positiva nas atitudes. Quem esta na liderança precisa sentir-se responsável pelo
sucesso de seus colaboradores.
Se você faz a escolha de trabalhar na profissão que está hoje, então seja um profissional
responsável, foque na qualidade do que faz não fique aguardando atitude de outros para
se dedicar. Portanto, se seu objetivo é se destacar profissionalmente tenha em seu
pensamento o comprometimento, reconheça a importância de seu papel e nunca esqueça
que o maior responsável pelo seu sucesso profissional é você mesmo. ACREDITE.
O importante é que você se mostre sempre disposto ao trabalho. Isso não significa bajular
ou fazer média: apenas de se sentir verdadeiramente motivado pelo que faz.

Fernanda Camargo.
Profissional da área administrativa com cursos em RH.

7 comentários:

  1. Primeiro quero agradecer a Fernanda Camargo por compartilhar sua visão, excelente por sinal, segundo quero elogiar esse artigo que penetra na cabeça de cada um para uma auto-avaliação, o que é muito difícil. A paixão mencionada deve sempre estar ligada a você mesmo, não importa o trabalho e sim a paixão em trabalhar, quando a empresa não satisfaz essa paixão, é hora de procurar e desenvolver isso em outro lugar. O trabalho pode ser muito bem evoluído, procurando sempre o equilíbrio interior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, realmente o artigo ficou muito bem escrito e a Fernanda nos brindou com sua visão sobre comprometimento, aliás, tem faltado bastante nas organizações...

      Excluir
  2. É Fernanda, realmente as pessoas precisam gostar do que fazem, serem apaixonadas mesmo. Para darem o melhor que podem. Para se comprometerem. Para se envolverem e envolver outras pessoas, com o coração. Inclusive outras pessoas seguem profissionais que demonstram uma crença entusiástica e genuína pela capacidade de outros, que reforçam a vontade das pessoas, que oferecem os meios para alcançar os fins e que expressam otimismo em relação ao futuro. Em tempos de incertezas, os profissionais que assumem uma postura positiva e confiante para com a vida e com o negócio são absolutamente imprescindíveis no ambiente de trabalho! Parabéns pelo texto, adorei, faz parte do que penso e acredito! Um abração!

    ResponderExcluir
  3. Fernanda, também compartilho de sua visão sobre o comprometimento. Respondendo honestamente à pergunta proposta ("Qual é a minha nota?"), podemos identificar nosso grau de comprometimento com nossa própria vida. Uma coisa que tenho percebido é que nosso comprometimento geralmente se relaciona a um item muito importante: o propósito. Quanto mais desenvolvemos atividades cujo propósito está alinhado aos nossos valores (fala ao nosso coração), mais nos comprometemos e melhores resultados obtemos. Por outro lado, se nos empenhamos em desenvolver atividades sem sentido ou significado para a nossa realidade/visão, menos nos comprometemos e consequentemente menos comprometidos - e felizes! - estaremos. Parabéns pelo excelente artigo!

    ResponderExcluir
  4. Fernanda, excelente matéria, muitas vezes queremos reconhecimento, porém, não nos comprometemos para que os mesmos venham, estamos sempre querendo resultados prontos.
    As pessoas parece estarem mudando os conceitos de se fazer muito mais por satisfação, prazer daquilo que faz, do que fazer buscando $, porém insatisfeitos, o importante mesmo é como a sua matéria refere, ser otimista, motivado, ter amor em tudo que faz, que é a base de tudo, a partir daí, os resultados aparecem.

    ResponderExcluir
  5. Agradeço a todos pela oportunidade e pela troca de experiência!

    ResponderExcluir
  6. Realmente Fer faltam pessoas comprometidas hoje em dia não somente no Mercado de Trabalho como na própria vida e na relação pessoal com as demais pessoas, com o próprio ser humano e com o seu próximo. Se as pessoas tivessem mais paixão e amor pelo que fazem com toda certeza seriam bem melhor sucedidas e mais felizes. Infelizmente hoje falta comprometimento e sobra o fazer apenas por ´´cumprir tabela´´. Eu acredito que uma pessoa so consegue ser comprometida com algo ou alguem quando existe um sentimento uma ligação , no caso do trabalho fazer o que se ama, o que se gosta é maravilhoso e por isso não precisa cobranças pois sempre vai existir uma dedicação e um comprometimento da pessoa... a mesma coisa quando duas pessoas se amam elas ficam juntas ... agora quando você não esta feliz no trabalho, ou esta nele so pelo dinheiro ou esta com uma pessoa so por interesse o estar comprometido é pesado é dificil é como a maioria da sociedade de hoje se encontra cheia de pessoas superficiais com medo de mergulhar afundo nas profundezas do novo, para se redescobrir, para se motivar... cada um de nos precisa buscar dentro de si a sua motivação... pensemos nisso... o que me faz melhor? para se sentir motivado é preciso ter um foco e um objetivo concreto ou pelo menos um ideal uma direção a seguir... qual seria o meu? o seu? o nosso? pensemos nisso!! ( PS: ADOREI O TEXTO FER, ME FEZ REFLETIR BASTANTE)

    ResponderExcluir