terça-feira, 1 de abril de 2014

A Teoria da Evolução Profissional


A teoria de que as coisas vivas mudam para melhor se adaptar aos ambientes foi
primeiramente apresentada pelo naturalista britânico Charles Darwin.
Darwin argumentou que a evolução ocorria de acordo com a seleção natural. A seleção natural está presente em todas as coisas vivas, todos os indivíduos diferem uns dos outros geneticamente, em sua anatomia ou comportamento. Essa seleção natural é o mecanismo que escolhe qual indivíduo está mais bem adaptado ao ambiente em que vive, seja pelo clima, predadores ou alimento. Todos esses indivíduos competem entre si, lutam por espaço e pela vida.
Aqueles que sobrevivem, transmitem suas características, encontrando parceiros e procriando herdeiros que levarão essas características pelas futuras gerações.
Essa evolução não é decorrente do mais forte e nem do mais inteligente, mas sim do que mais se adapta. A adaptação é a chave da vida.
O profissional, hoje, precisa aprender com a vida, mudando e se adaptando ao ambiente
competitivo das organizações, aqueles que pensam apenas no trabalho já estão dando espaço
para aqueles que conseguem um equilíbrio entre o profissional e o pessoal.
O equilíbrio se faz através do entendimento do que realmente nosso corpo e mente necessita.
O estudo, o exercício, o convívio social e o convívio individual precisam estar juntos com o
trabalho, dedicação e compromisso.
A seleção natural profissional está caçando indivíduos que deixaram de lado essas
características, e abrindo a porta da EVOLUÇÃO.


Por Rodrigo Avila Martins

4 comentários:

  1. Bom dia! A seleção natural, além de ser um comportamento de sobrevivência para todos os seres humanos, é muito importante para identificarmos o que nos faz bem: que ambiente nos faz bem, que tipos de pessoas nos fazem bem... Mais que se adaptar - uma necessidade de todos - pesarmos o quê, onde e por quem vale a pena se adaptar, considerando que somente daremos o melhor de nós, quando estivermos bem conosco mesmo, nos valorizando enquanto pessoas. Isso é encontrar um equilíbrio. Fora disso, acredito que estaremos nos desrespeitando e passando por cima de nossos sonhos e isso, dinheiro, empresa ou pessoas nenhumas valem a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato Fernanda, em primeiro lugar é respeitar a saúde do nosso corpo, pois nas organizações si o colaborador, não estiver com sua energia total, saúde equilibrada será apenas mais na rua.

      Excluir
  2. Mais um excelente texto para nos fazer refletir! Pessoalmente, acredito que a evolução também se beneficia da nossa capacidade de análise e compreensão de cenários: precisamos enxergar realmente por onde passamos - cada terreno possui geografia única, com aclives, declives e curvas que têm o objetivo de nos levar do ponto em que estamos aonde queremos chegar! E é neste ponto que começamos a adaptar: às vezes, precisamos nos esforçar mais, outras vezes menos; ora aperfeiçoar alguma característica que julgamos carente, ora estar em paz com nossas limitações; conhecer nossos objetivos e buscá-los, sem ofuscar o brilho dos que estão conosco e à nossa volta, pois eles auxiliarão a não nos afastarmos da nossa essência. Eles podem mesmo prover sentido ao caminho e, quiçá, ao momento em que alcançarmos nossos objetivos. Como disse a querida Fernanda no comentário acima, precisamos estar sempre atentos àquilo que realmente vale a pena - e então, escolher e nos adaptar! Parabéns, Rodrigo, pelo texto incrível... E evolução a todos!!!

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo seu artigo é de excelente alerta.
    O Equilíbrio Pessoal tem que ser "Tudo" na vida de um profissional hoje! Com a evolução do mundo tecnológico, somos constantemente cobrados de trabalhar mais rápido, criar planilhas, elaborar relatórios, digitar vários documentos, atender telefonemas, pessoas, etc.... E para lidar com uma carga de trabalho cada vez maior, precisamos administrar o nosso tempo, respeitar o horário de alimentação,priorizar as tarefas,realizando atividades ao ao livre. Respeitar a qualidade de vida é fundamental para obter melhores resultados, evitando assim o estresse e a perda de controle emocional, e assim elimina aquela sensação de perda de rendimento, cansaço da rotina do trabalho.

    ResponderExcluir